Salão de fotografia?!?

08:29 / Postado por Phillipe Xadai /

O homem sempre tentou reter e fixar movimentos do mundo, começando com desenhos nas cavernas, passando pela pintura em tela e escultura, e, por fim, chegando a fotografia. Como em todo processo artístico, fazer fotografia não é apenas apertar o disparador, requer sensibilidade, onde o fotógrafo registra um momento único, singular.

(Release do 13º Salão Municipal de Fotografia)

I. No caso da fotografia colorida ser feita no formato digital,[...] não poderá ser utilizado recurso de manipulação da imagem nas cores (exceto no caso do inciso II deste artigo), bem como não poderá conter retoque ou qualquer recurso instrumental de computação.

II. Na modalidade Preto e Branco,[...] poderá ser no formato de negativo ou formato digital. No caso da fotografia preto e branco ser feita no formato digital, [...] não poderá ser utilizado recurso de manipulação da imagem, exceto a conversão para Preto e Branco, e não poderá haver alterações nos tons de cinza. A ampliação na modalidade Preto e Branco não poderá ser oriunda de nenhum tipo de montagem, bem como não poderá conter retoque ou qualquer recurso instrumental de computação, permanecendo o formato e original da fotografia tanto feitas com negativo ou feitas com digital.

(Trechos do regulamento do 13° Salão Municipal de Fotografia)

Quem foi mesmo falou em evolução?!?
Hoje eu gostaria de fazer uma observação a respeito do salão de fotografia deste ano, que em seu regulamento impediu a manipulação digital de fotos.
No (bonito) release deste, fala-se em evolução do processo de captura e, de repente, ao ler o regulamento, vemo-lhe pregar a involução, negando ao fotografo os recursos computacionais, que indiscutivelmente são parte integrante da fotografia atual.
Todos os fotógrafos (amadores ou profissionais) utilizam-se, atualmente, destes recursos. Eu (que por hobbye adoro fotografar) já fotografo pensando em como manipular aquela imagem.
É uma pena, eu tinha até pensado em participar do Salão este ano, mas... desse jeito eu não quero. Impedir a edição de imagens volta a fotografia uns quinze anos atrás e descarta uma série de profissionais que se pautam nessas técnicas (e são aclamados no mundo todo!).
Além de tudo, imagino que a qualidade das fotos este ano, provavelmente deixe a desejar, uma vez que os amadores (e eu me incluo nisto) em sua maioria utilizam-se de material qualitativamente inferior (leia-se câmeras digitais compactas) e NECESSITA de retoques para que suas fotos fiquem bem apresentáveis.
É no mínimo triste que isso aconteça e espera-se que a organização do Salão no próximo ano reveja essa péssima idéia.

PS: Essa não é uma opinião exclusivamente minha...

PPS: De qualquer forma, as inscrições do salão vão de 5 a 31 de março, aqui você pega o regulamento e aqui a ficha de inscrição. O Salão acontece a partir do do dia 10 de Abril, quando se anunciará os vencedores.

PPPS: Uma mostra da mentalidade inversa:

Dicionário Oxford assimila verbete "wiki", Reuters - LONDRES - Se você acha que "wiki" não soa como uma palavra da língua inglesa, você está certo. M [...]

1 comentários:

Comment by sam drade on sábado, 17 de março de 2007 às 00:52:00 BRT

concordo contiga!,P

e o ensaio nú artistico nem rolou...hoeoheohehoeoeoh

Postar um comentário